10 cuidados com a saúde que você deve ter depois dos 30 anos

A partir dos 30 anos, nosso corpo sofre mudanças significativas e, para que a saúde fique sempre em dia, é preciso investir em uma rotina que melhore o seu bem-estar e ajude a prevenir doenças

Manter hábitos saudáveis é importante em todas as idades. Mas a partir dos 30 anos, nosso corpo sofre mudanças significativas e, para que a saúde fique sempre em dia, é preciso investir em uma rotina que melhore o seu bem-estar e ajude a prevenir doenças. Confira alguns cuidados que você deve ter depois dos 30 para levar uma vida ainda melhor: a partir dos 30 anos, nosso corpo sofre mudanças significativas e, para que a saúde fique sempre em dia, é preciso investir em uma rotina que melhore o seu bem-estar e ajude a prevenir doenças.

Faça um check-up regularmente – É importante ir ao médico com certa frequência e, sempre que necessário, fazer um exame de sangue para checar os níveis de colesterol, a quantidade de açúcar no corpo, hormônios e descobrir qualquer alteração trazida pela idade.

Faça exercícios – Exercitar-se ajuda a manter o peso e pode retardar o aparecimento da flacidez da pele, reduzir o risco de doenças cardíacas, evitar a artrite, manter os ossos fortes e melhorar o humor.

Tome sol – Aproveitar o ar livre, com cerca de 15 ou 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre usando filtro com FPS 30) traz a quantidade necessária de vitamina D para o corpo. Essa substância combate diabetes, insuficiência cardíaca, pressão alta e até mesmo os resfriados.

Procure fontes de cálcio – Consumir 3 ou 4 porções de alimentos ricos em cálcio por dia previne a osteoporose, fortalecendo os ossos e a musculatura.

Cuidado com o estresse – Além de ser desagradável para a mente, o estresse pode prejudicar a saúde e resultar em inflamações pelo corpo, enxaquecas, suor em excesso e aumentar o risco de doenças cardíacas.

Tenha sempre uma boa noite de sono – A falta de sono pode perturbar o controle do açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes tipo 2. Então, priorize seu sono e descanse por, no mínimo, oito horas toda noite.

Faça escolhas saudáveis na alimentação – Depois dos 30 anos, invista em alimentos que oferecem mais antioxidantes, gorduras saudáveis e radicais livres. Banana, soja, milho, linhaça, peixes, alho, feijão, frutas e hortaliças são algumas opções. O chocolate não precisa ser eliminado da sua dieta: consumir um pedaço de chocolate amargo por dia ajuda a reduzir o risco de um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Para saber mais sobre os benefícios do chocolate.

Deixe maus hábitos de lado – Fumar, beber sem moderação e consumir apenas alimentos ricos em gorduras é prejudicial à saúde. Invista em métodos alternativos para aliviar as tensões e se afastar de hábitos ruins – uma opção é começar a correr ou praticar alguma atividade em grupo, como aulas de dança, pilates e Crossfit!

Beba água – Ingerir pouca água pode deixar o corpo cansado e com aparência flácida. Beba pelo menos dois litros por dia para cuidar da pele e eliminar toxinas prejudiciais.

Seja positivo! – A saúde mental também é fundamental para um envelhecimento saudável: manter uma atitude positiva ajuda o corpo a produzir mais anticorpos contra a gripe e potencializar o efeito de vacinas, graças a comunicação entre o cérebro e o sistema imunológico. (blog.kitanda.com.br)

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