80 novos casos de AIDs na região. Em Campo Mourão foram 40 novos em 2017 – Paraná Notícias

80 novos casos de AIDs na região. Em Campo Mourão foram 40 novos em 2017

Lembrando o dia Mundial da Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Campo Mourão, através da Coordenação Municipal de IST e Aids, estará realizando a campanha do Teste Rápido, no dia 02 de dezembro das 8h00 às 12h00 em frente ao edifício Antares.  A mobilização, designada “Fique Sabendo 2017” ocorre concomitantemente em todo o Brasil. Este ano foram registrados 80 novos casos em Campo Mourão e Região, sendo 40 de Campo Mourão e 40 de outros municípios da Comcam.

Para reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências, a Coordenação Municipal DST/AIDS em parceria com empresas locais, elaborou um plano de ampliação do diagnóstico precoce até o ano de 2018. O plano tem por objetivo geral reduzir em 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para HIV pelo menos uma vez na vida. O plano ainda propõe o conhecimento do status sorológico como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde.

Diante do diagnóstico positivo, o portador terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida. Caso não esteja infectado, a pessoa terá possibilidade de adotar ou manter as práticas do sexo seguro.

Este ano a proposta é que além da população em geral, os testes sejam focados nas populações vulneráveis, priorizando qualidade no atendimento pré e pós-testagem, além do aumento de oferta dos Testes Rápidos Diagnósticos.

você pode gostar também Mais do autor