João Apoloni – uma história inspiradora – Paraná Notícias

João Apoloni – uma história inspiradora

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta quinta-feira, 01, o agropecuarista João Apoloni (78) em sessão solene realizada na Aceng na cidade de Goioerê. A cerimonia que teve início as 20 horas contou com a participação de centenas de convidados que prestigiaram a entrega do Título de Cidadão Honorário do Paraná ao pioneiro.

A Sessão foi presidida pelo vice-presidente, o deputado Guto Silva, e contou com a presença de mais quatro deputados estaduais – Márcio Nunes, Tião Medeiros, Nereu Moura e Ratinho Junior, autor do Projeto de Lei que concedeu o Título de Cidadão Honorário do Paraná ao agropecuarista.

Também estava presente, o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheleto que também preside a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) além de vários gestores ligado ao agronegócio, bem como inúmeras lideranças políticas da região.

Honraria mais que merecida – Ao usar a Tribuna, vários deputados enalteceram a história de vida do pioneiro que ainda criança mudou com a família para o estado do Paraná, deixando a comodidade da cidade de Getulina no interior do estado de São Paulo para buscar o sonho da terra paranaense.

No início dos anos 50, Apoloni chegou ao Vale do Piquiri e no final da década estabeleceu residência em Quarto Centenário, então distrito de Goioerê.

Ajudar faz parte da minha história – João Apoloni disse que ao longo de sua vida que uma das coisas que ele mais tem prazer é fazer o bem e de poder ajudar as pessoas. “Isso faz parte da minha vida, me alegro quando estou podendo fazer algo que possa fazer a diferença na vidas das pessoas”, disse o homenageado.

O deputado Ratinho Junior autor do projeto exemplificou o senhor João Apoloni como um ser humano que deve ser lembrado para sempre, por ser integro, honesto e trabalhador e que deu uma importante contribuição para o desenvolvimento e o crescimento do agronegócio.

Política – Movido pelo desejo de ajudar o próximo, seu João foi levado à Câmara Municipal de Goioerê, representando o distrito de Quarto Centenário (1969/1973), onde conseguiu inúmeras conquistas ao distrito.

“Seu João Apoloni recebe essa justa homenagem, é um reconhecimento  com aquele que escolheu o Paraná para mudar de vida e construir uma linda história, colaborando com o Estado do Paraná, por meio de sua atividade econômica, o agronegócio”, enfatizou Ratinho Junior.

A família Apoloni é hoje referência no agronegócio, sempre investindo em tecnologia de ponta para aumentar a produtividade, mas sempre preservando a natureza. “Os rios as arvores são a sustentação do nosso mundo, devemos preservá-los, fiz isso, e ensino aos meus filhos e netos sobre essa responsabilidade”, explicou seu João.

Outras homenagens – Em 2001 recebeu o “Título de Cidadão Honorário de Quarto Centenário”. Em 2012, recebeu para a “Medalha Coronel Sarmento”, considerada a maior condecoração da Polícia Militar do Paraná, da qual recebeu pelos relevantes serviços prestados à 2ª Cia da Polícia Militar com sede em Goioerê. Em 2014 recebeu o “Prêmio Personalidade Empreendedora do Paraná”.

João Apoloni é casado com Vera Lucia Gasparotto Apoloni, com quem tem 5 filhos: Carlos, Viviane, Cássia, Renata e Joyce, além de seis netos.

PARANÁ NOTÍCIAS – A informação como ela é.

você pode gostar também Mais do autor