PPS convoca militância para mudar nome do partido – Paraná Notícias

PPS convoca militância para mudar nome do partido

O PPS (Partido Popular Socialista) pode entrar na onda de mudança de nomes de partidos políticos do país. Mas o ‘rebranding’ da sigla ainda depende dos filiados. Não há 1 nome de consenso para a repaginação.

O presidente nacional do partido, Roberto Freire, divulgou 1 vídeo na última 5ª feira (31.mai.2018) onde anuncia uma consulta pública que fará com os militantes sobre a alteração da nomenclatura do partido.

Serão duas alternativas de nomes: “Convergência” ou “Em Movimento”. No entanto, o partido também aceitará sugestões da militância.

A votação será aberta ainda em junho. O resultado deverá ser divulgado em agosto. Mas o partido não mudará de nome antes das eleições deste ano. O pedido de alteração no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só ocorrerá depois de outubro.

De acordo com a assessoria do PPS, a nova denominação faz parte da estratégia de renovação política do partido. Integrantes de movimentos sociais como Agora!, Livres e Acredito ingressaram na sigla nos últimos meses.

O PPS poderá ser o 7º partido a mudar de nome em 2 anos. Na publicidade, quando uma empresa passa por uma transformação de marca, diz-se que ela está em processo de “rebranding”.

Algumas mudanças são simples, como o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) que virou MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Outras são mais arrojadas, como o PTN (Partido Trabalhista Nacional) que virou Podemos.

Alguns partidos ainda esperam a autorização do TSE para mudar de nome. Na iminência da decisão, o PP (Partido Progressista) já usa o nome “Progressistas” em seus meios de comunicação.

Eis os partidos que já mudaram de nomenclatura:

PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) virou MDB (Movimento Democrático Brasileiro);

PTN (Partido Trabalhista Nacional) virou Podemos;

PEN (Partido Ecológico Nacional) virou Patriota;

PT do B (Partido Trabalhista do Brasil) virou Avante;

PSDC (Partido Social Democrata Cristão) virou DC (Democracia Cristã).

Autores: Renan Melo Xavier (via poder 360)

você pode gostar também Mais do autor