C. Mourão: aumenta procura por vacina contra meningite e Saúde repassa orientações – Paraná Notícias

C. Mourão: aumenta procura por vacina contra meningite e Saúde repassa orientações

As vacinas contra a Meningite C estão disponíveis para crianças de 0 a 4 anos e adolescentes de 11 a 14 anos que não estiverem imunizados

As Unidades Básicas de Saúde de Campo Mourão têm registrado um aumento de pelo menos 50 por cento na procura por vacina contra a meningite. Nem todos os que procuram, porém, têm necessidade de tomar a dose, pois já estão com o esquema vacinal em dia. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a rede pública disponibiliza a vacina contra a Meningite tipo C.

“As vacinas contra a Meningite C estão disponíveis para crianças de 0 a 4 anos e adolescentes de 11 a 14 anos que não estiverem imunizados”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. Segundo ele, a exigência da atualização da vacinação para matrículas na rede pública de educação ajudou o município e imunizar a maior parte do público alvo.

PUBLICIDADE

“Caso haja falta momentânea da vacina em alguma UBS em razão do aumento da procura, temos estoque em outras unidades”, reforça o secretário. Ele lembra que a vacina contra Meningite tipo B não é oferecida na rede pública. “O município não compra vacinas, todas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. E contra a Meningite tipo B não é disponibilizada para nenhum município do país”, reforça.

Ele disse ainda que não há mais nenhum caso de meningite no município. “As possíveis suspeitas foram todas descartadas”, afirma o secretário. Em relação ao caso de óbito ocorrido no município ele explica que foram bem sucedidos os procedimentos de bloqueio com a medicação das pessoas que tiveram contato com a paciente. “Foi um caso atípico e isolado, que infelizmente vitimou uma pessoa, mas todas as providências e protocolos que o caso requer foram adotados”, completou.

você pode gostar também Mais do autor