Comcam completa 50 anos de fundação – Paraná Notícias

Comcam completa 50 anos de fundação

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), completa nesta terça-feira (30), 50 anos de fundação. Ao longo dos anos, a entidade foi decisiva em importantes conquistas para a região.

A Comcam é uma das mais representativas associações de municípios do Paraná. Fundada em 30 de julho de 1969 e institucionalizada em 26 de fevereiro de 1986, é uma entidade de independência político-partidária e é a principal ferramenta de integração administrativa, econômica e social dos 25 municípios da região de Campo Mourão.

O primeiro presidente da entidade foi Horácio Amaral (1969 a 1973), na época prefeito de Campo Mourão. O segundo presidente foi o também ex-prefeito de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva, que ocupou o cargo de 1973 a 1977. O mandato de presidente é de apenas um ano. De lá para cá mais de 40 prefeitos da região já passaram pelo comando da entidade.

Com a organização e união dos municípios a região pode conquistar ao longo destas cinco décadas importantes benefícios à população. Criada para apoiar os municípios elaborando estudos e planejando o desenvolvimento regional, a Comcam também se destaca reivindicando soluções junto á órgãos competentes, defendendo seus associados na busca de ampliar a qualidade de vida de mais de 340 mil habitantes em toda a região.

Conquistas – Entre as conquistas que fortalecem as administrações de cada município e asseguram a qualidade de vida das suas comunidades está a defesa da Santa Casa Regional, na democratização do acesso à saúde por meio do Cis-Comcam, o fortalecimento de políticas de crédito para pequenos agricultores, instalação e manutenção da Fecilcam, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, veículos e melhorias diversas no transporte escolar, entre outras.

A Comcam é uma das poucas associações de municípios do Estado com sede própria. Sua sede fica localizada em Campo Mourão. Por seu auditório já passaram as principais lideranças do Estado e expressivos representantes de todas as esferas de poder. No local são tomadas decisões que refletem diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas, seja pela saúde, educação, segurança, e na busca de soluções que possam melhorar as administrações municipais, entre outras.

Municípios – Um total de 25 municípios congrega a Comcam, são eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.

você pode gostar também Mais do autor