conecte-se conosco



Comcam

Goioerê: importante parceria está sendo formalizada envolvendo a Secretaria de Agricultura, UEM e IDR-Paraná, visando desenvolver a agricultura familiar

Uma importante parceria está sendo formalizada envolvendo a Secretaria de Agricultura de Goioerê, UEM e IDR-Paraná, visando desenvolver a agricultura familiar. Na última semana professores do Departamento de Ciências Agronômicas da UEM estiveram em Goioerê onde conheceram dois pequenos produtores e o funcionamento da Feira Livre.
Foi uma visita para conhecer a realidade dos pequenos agricultores e entender até que ponto eles estão suscetíveis a mudanças para que possam ter uma maior produtividade utilizando técnicas corretas e a diversificação.
A visita foi coordenada pelo secretário de Agricultura, Gilberto Matushita e a engenheira agrônoma do IDR, Silmara Scheiffer Basaglia. O secretário Gilberto explica que a vinda a Goioerê foi o terceiro encontro que aconteceu visando a formalização dessa parceria para implantar o programa que vai dar suporte ao pequeno agricultor.

“O prefeito Betinho Lima tem como compromisso fortalecer o pequeno agricultor, através da diversificação conseguindo obter uma renda maior, comercializando seu produtos através do Compra Direta (para a merenda escolar) e na Feira do Produtor” – comenta o secretário, salientando que o foco será na produção orgânica.
Estiveram em Goioerê os professores Rerison Catarino Da Hora, chefe do Departamento de Ciências agronômicas da UEM de Umuarama e Ademir Moribe e Adriana Aparecida Pinto, diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEM de Maringá.
O professor Rerison Catarino Da Hora, explicou que a visita era para conhecer como os produtores trabalham, como realizam o manejo, onde conseguem suas mudas, o interesse em diversificar. A visita técnica aconteceu na propriedade de Luiz Felipe dos Santos, na estrada do Cuiabano, e do produtor Roberto Ramos de Souza, da Quarta Medição.
A visita encerrou na Feira do Produtor onde identificaram a necessidade de ampliar o número de produtores e a oferta e paralelo a tudo isso melhorar a estrutura da feira. Trata-se de um projeto para ser executado em dois anos.
A próxima etapa será a formalização da parceria para que os trabalhos possam iniciar efetivamente.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *