Os resultados do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação e Inep na última sexta-feira, 16 de setembro.
Nesta edição de 2021, 5.320.116 estudantes realizaram a prova, representando uma participação de 71,27% dos alunos previstos. Números expressivos que dão confiabilidade aos resultados, ao tempo em que refletem o esforço das redes municipais e estaduais de educação para avaliar a aprendizagem de seus estudantes, em um cenário adverso de pandemia.
Esse índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Na região da Comcam, o município de Juranda alcançou o 5º lugar, obtendo nota 6,3, apresentando uma evolução no índice. “Esse resultado é fruto do empenho e o esforço de todos os diretores, pedagogas, professores e funcionários que fazem parte da Secretaria de Educação”, disse a Secretaria de Educação, Valdirene. “Alcançamos o índice, mas estamos em busca de uma melhoria para a educação de qualidade sempre”, finalizou.
O (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.