O município de Juranda por meio do CRAS, intensificou os trabalhos no mês de setembro através do (PAIF) – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que é oferecido Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Segundo a Coordenadora do CRAS, Carla Aparecida Latczuk Ribeiro, o intuito foi promover atividades diferenciadas como por exemplo o “Círculo de Construção de Paz”. “Este trabalho tem como objetivo uma proposta educativa que se tornou um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e promoção da Cultura da Paz, dessa forma, a paz não é dada, é construída, e de modo coparticipativo, cotidianamente nas relações uns com os outros”, explicou Carla.
As atividades foram conduzidas pela Assistente Social Angela Machado e Coordenadora do Projeto Viver Melhor Mirian Dina Zimmermann Eberhardt, aproximadamente 100 mulheres moradoras de Juranda e distritos de Rio Verde e Primavera participaram do Círculo.
Importante destacar que no ano de 2021 a Prefeitura do município por meio da Prefeita Leila Miotto Amadei, e a vice, Joelma Damasceno Demeneck, proporcionaram aos funcionários de diversos setores a Formação da Justiça Restaurativa – Círculo de Construção de Paz, sendo ministrado pelo Sr. Fabiano da Silva França.
Destaca ainda a secretaria municipal de assistência social Sra. Amalia Coltre que os grupos são fundamentais para fortalecer relacionamentos através de diálogos e após eventos foram servidos deliciosos lanches feito com muito carinho pelo serviço de apoio da cozinha.