Semana começa com a educação em destaque: volta às aulas na rede municipal em Rancho Alegre é marcada por entrega de kits escolar e Colégio Estadual com ensino integral
O prefeito Adão Aristeu Ceniz, de Rancho Alegre D’Oeste e a secretária de Educação, Beatriz Bernal, participaram da abertura do ano letivo na Escola Municipal Manoel Medina e CMEI Pequeno Príncipe, na manhã desta segunda-feira, 7, com a presença dos pais que receberam o kit escolar. Foram distribuídos 250 kits para alunos da escola, do CMEI e da APAE.
A secretária Beatriz, orientou os pais sobre as novas medidas de prevenção ao covid. Ela explicou que os alunos ao chegarem na escola devem ir direto para sala de aula, trazerem duas máscaras, para troca após o lanche, levar garrafa de água e não levar o filho para a escola com sintomas gripais. Muitas outras orientações foram informadas, inclusive sobre o transporte escolar que neste primeiro momento não haverá para evitar a aglomeração.
Abertura do ano letivo com pais da Escola Municipal Manoel Medina e do CMEI Pequeno Príncipe. Os pais também foram informados que os filhos receberão os uniformes escolares, que por questões de licitação acabou atrasando. Cada aluno receberá uma camiseta, uma bermuda e um agasalho.
A auxiliar de enfermagem da secretaria de saúde, Elisa, também fez uma fala sobre a vacina, explicando que crianças de 10 e 11 anos já foram vacinados, e, anunciou que nesta semana serão vacinadas crianças com 9 anos.
AR CONDICIONADO – O prefeito esclareceu os pais que no último dia 4 foi realizada a licitação para aquisição de ar condicionado que serão instalados nas salas de aula.
Colégio Estadual com ensino integral – Educação Integral atenderá o dobro de estudantes da rede estadual em 2022
As instituições de ensino estão em 107 cidades e fazem parte do programa Paraná Integral (que consiste em colégios totalmente integrais) ou do programa Integral + (em que algumas turmas dos colégios adotam o modelo – o Colégio Estadual de Rancho Alegre D’oeste passou a fazer parte dessa inovação.
No ano letivo de 2022, a rede estadual de ensino contará com 175 escolas de Educação em Tempo Integral, que atenderão 40 mil estudantes — o dobro do ano de 2021, que teve 21 mil alunos estudando nesse modelo, em 92 escolas. Nas escolas de Educação em Tempo Integral, tanto os estudantes quanto os professores têm jornadas ampliadas: os alunos passam 9 horas por dia no colégio, enquanto os docentes podem cumprir todas as 40 horas semanais na mesma instituição. Para o professor, isso significa mais tempo para planejar as aulas e criar estratégias interdisciplinares. Para os estudantes, há a possibilidade de criar uma relação de mais acolhimento e pertencimento na escola.
A matriz curricular do modelo integral compreende componentes curriculares diferentes dos regulares, como Projeto de Vida (que fará parte do Novo Ensino Médio), estudo orientado, liderança de turma, eletivas e clubes de protagonismo, com temáticas escolhidas pelos estudantes — por exemplo, clubes de leitura, cinema, astronomia, jornal laboratório, entre outros. A proposta desses componentes (e do ensino integral como um todo) é permitir que os estudantes tenham mais protagonismo na escola e estejam capacitados para planejar seus futuros de acordo com seus projetos de vida.
Outro diferencial desse modelo de ensino é a presença de professores coordenadores de área (que acompanham os professores da cada área do conhecimento, orientando-os em questões relativas à BNCC — Base Nacional Comum Curricular) e de professores tutores. Estes acompanham de perto, e de maneira individualizada, o desenvolvimento, as necessidades e as conquistas de cada aluno.