Obra inclui terceiras faixas, correções de traçado, interseções em nível, nova drenagem e sinalização. 40 quilômetros já receberam a pavimentação, composta por camadas de base e sub-base de materiais compactados, e a capa asfáltica. O prefeito comemora esse importante obra, que sem dúvida, contribuirá em muito para desenvolvimento do município.
Ribeiro explicou também que outro importante objetivo é o asfalto que liga o Mato Rico a Roncador, para ele, as obras deverão começar em breve, pois é um sonho antigo da população.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), a obra prevê 43,15 quilômetros de pista com duas faixas de 3,5 metros de largura e acostamentos externos de 2,6 metros.
Também serão implantados 14,8 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, além de cinco correções de traçado, duas interseções em nível, sistema de drenagem de águas e nova sinalização horizontal e vertical.
A rodovia já recebeu a pavimentação, composta por camadas de base e sub-base de materiais compactados, e a capa asfáltica, que é a camada de acabamento. Estes serviços continuam avançando no restante do trecho.
Como são necessários serviços de terraplenagem mais extensivos que o previsto originalmente, com escavações e movimentação de grande volume de rochas, a previsão atual é de concluir a obra no início de 2025. Nesta etapa também são implantados os dispositivos de drenagem, que lidam com águas subterrâneas e águas das chuvas
Benefícios – Além de trazer mais segurança e conforto no deslocamento dos habitantes, a rodovia vai facilitar o escoamento da produção agrícola local, uma das principais fontes de renda dos municípios, proporcionando mais desenvolvimento socioeconômico para a região.
A obra neste trecho da PR-239 irá também ligar Mato Rico à malha rodoviária estadual por meio de uma via pavimentada. Mato Rico é um dos últimos municípios do Paraná que ainda não contava com este tipo de acesso rodoviário com asfalto.
Esta pavimentação está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a SEIL para o desenvolvimento da malha paranaense. Cabe ao DER/PR a execução de obras e elaboração de projetos executivos de engenharia com recursos do banco.