Cidades
Cidades
Política
Política
Política
Cidades
Política
Política
Política
Política
Política
Brasil
Cidades
Brasil
Cidades
22/07/2026 às 20h28 - atualizada em 22/07/2026 às 20h42
136
Redacao
Maringá / PR
Nesta quarta-feira (22), a Federação União Progressista (UP) formalizou seu apoio às candidaturas de Sandro Alex (PSD) ao Governo do Paraná e de Alexandre Curi (Republicanos) ao Senado. O comunicado ocorreu na sede do Progressistas, em Curitiba, com a presença dos dois candidatos, do governador Ratinho Júnior (PSD) e de deputados e lideranças das siglas.
A presidenta estadual do Progressistas, a deputada Maria Victoria, afirmou que este apoio fortalece uma parceria para assegurar os progressos que o Estado do Paraná obteve recentemente. “O Progressistas já havia decidido apoiar o senador Alexandre Curi. E hoje reiteramos que estaremos ao lado de Sandro Alex para o Governo do Estado. Ele foi fundamental nas grandes iniciativas de infraestrutura que estão promovendo desenvolvimento econômico e social em todas as áreas. Precisamos continuar investindo nas grandes obras, mas também nas pequenas cidades,” comentou a deputada.
O Progressistas sugeriu o nome do deputado Nelson Padovani para a suplência de Alexandre Curi. O presidente do União Brasil, delegado Matheus Laiola, enfatizou a importância da aliança para o futuro do Estado.
“O União Brasil sempre esteve ao lado do governador Ratinho Junior e acreditamos que o excelente trabalho realizado no Paraná deve ter continuidade. Como delegado de polícia e servidor público, vejo nitidamente o progresso que conseguimos em Segurança Pública e na Causa Animal durante esta gestão. Vimos para fortalecer como uma equipe coesa. Com Sandro Alex para o Governo e Alexandre Curi para o Senado, avançaremos ainda mais e consolidaremos o Paraná como um grande exemplo para o Brasil.”
A federação, que deve ter 20% do total do tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral gratuita, avaliava três cenários: uma aliança com o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (MDB), um entendimento com o senador Sergio Moro (PL) ou o apoio a Sandro Alex
Sandro Alex, pré-candidato ao Governo, agradeceu pelo suporte e ressaltou a influência da Federação nas câmaras, na Assembleia e nos municípios.
Sérgio Moro continua líder
O Instituto Neokemp apresentou nesta quarta-feira (22) uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para governador do Paraná nas eleições de 2026.
Sergio Moro (PL) está no topo em ambos os cenários já testados de primeiro turno, com mais de 20 pontos percentuais à frente de Requião Filho (PDT).
Sandro Alex (PSD), indicado por Ratinho Junior (PSD), ocupa a terceira posição em ambas as situações.
O Neokemp ainda questionou os entrevistados sobre com quem definitivamente não votariam. Requião Filho foi o mais mencionado.
Pesquisa para governador do Paraná em 2026
A pesquisa do Instituto Neokemp apresentou aos participantes duas situações estimuladas (quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados).
Sergio Moro domina o primeiro cenário proposto
Sergio Moro (PL): 40,7%
Requião Filho (PDT): 18,6%
Sandro Alex (PSD): 10,6%
Rafael Greca (MDB): 9,6%
Luiz França (Missão): 3,1%
Tony Garcia (DC): 1,9%
Branco/Nulo: 4,5%
Não sabe: 11,1%
No segundo cenário estimulado, Moro continua na frente
Sergio Moro (PL): 46,7%
Requião Filho (PDT): 22,0%
Sandro Alex (PSD): 12,5%
Luiz França (Missão): 4,0%
Tony Garcia (DC): 2,6%
Não sabe: 4,7%
Branco/Nulo: 7,5%
Rejeição para governador do Paraná
O Instituto Neokemp também avaliou a rejeição dos pré-candidatos, questionando a quem os entrevistados definitivamente não votariam. Cada entrevistado teve a oportunidade de apontar um único candidato.
Requião Filho (PDT): 38,9%
Sergio Moro (PL): 27,6%
Luiz França (Missão): 8,3%
Rafael Greca (MDB): 6,6%
Sandro Alex (PSD): 5,3%
Tony Garcia (DC): 3,6%
Rejeita todos: 3,3%
Não rejeita ninguém: 6,4%
Metodologia: A Neokemp entrevistou 1.008 pessoas entre 20 e 21 de julho de 2026. A pesquisa foi encomendada pelo Jornal O Correio do Povo. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-02941/2026.
Votos de Rafael Greca migram em maioria para Sérgio Moro
Um levantamento baseado na última pesquisa, mostra que Sérgio Moro (PL) recebe 41% dos votos de Rafael Greca, enquanto Requião Filho (MDB) 21%. Sandro Alex (PSD) também recebe em torno 21%. O restante é pulverizado entre Luiz França (Missão), Tony Garcia (DC), indecisos/brancos. Neste cenário, o senador Sérgio Moro ganharia no primeiro turno com sobras, com quase 52% dos votos válidos.
Um apoio de Greca a qualquer candidato teria um peso, mas nem tanto, porque se transferência de votos fosse tão fácil, o candidato de Ratinho não estaria em quarto lugar nas pesquisas. Greca tem peso disputando o governo, ou talvez, em uma vice, mas ele afirmou várias que de vice não vai.
Todos os pré-candidatos estão andando muito, mas as pesquisas pouco tem mudado o cenário. Sérgio Moro lidera as últimas 23 pesquisas realizadas e a briga se intensifica pelo segundo lugar.
FONTE: PARANÁ NOTÍCIAS
0 comentários
Há 9 horas
Grande Sucesso: Torneios, almoço com mais de 80 “costelões” e show musical marcaram a Festa do Agricultor em FarolHá 13 horas
População defende o prefeito: Pedro Coelho faz entregas de carnes a entidadesHá 22 horas
A encruzilhada dos votos: Federação União Progressista declara apoio a Sandro Alex, isola Rafael Greca (MDB). Mas se Greca desistir, Sergio Moro absorve a maioria dos votos; acompanhe os números da última pesquisaHá 6 dias
Democracia Cristã desiste de lançar Tony Garcia, muda a comissão provisória no Paraná e anuncia apoio a Sérgio Moro. Outros partidos também deverão declarar apoio ao ex-juizHá 6 dias
A humilhação será inevitável