Em Curitiba, cumprindo uma extensa agenda de compromissos, o prefeito Betinho Lima e os vereadores Fabiano Barboza e Patrik Peloi, visitaram o secretário de Saúde, Beto Preto, que anunciou que o Paraná recebeu ontem, quarta-feira, 24, as 112.500 mil doses de vacina que serão distribuídas em todos os municípios do Paraná. Goioerê receberá amanhã, sexta-feira, 26, mais uma remessa de vacinas destinadas aos idosos.
Serão duas marcas de vacinas. A AstraZenega/Fiocruz, para serem vacinados idosos acima de 85 anos. E o lote Coronavac/Butantan, ipara iniciar a vacinação em idosos acima de 80 anos. A Secretária de Saúde, Gabriela Martins, explica que a vacinação deverá acontecer a partir de segunda-feira, 1º de março, em idosos acima de 85 anos e somente quando este lote encerrar é que se iniciará a Coronavac para idosos acima de 80 anos.
Para o prefeito o recebimento deste grande volume das vacinas traz uma esperança neste momento em que o Paraná está acompanhando um aumento dos casos positivos e um estrangulamento das UTIs, inclusive de Goioerê.
SAIBA MAIS SOBRE AS VACINAS QUE O PARANÁ RECEBEU NA QUARTA-FEIRA
A Secretaria de Estado da Saúde recebeu na noite desta quarta-feira (24) uma remessa com 64.800 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan. Elas chegaram em um voo comercial por volta das 20 horas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e em seguida foram levadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A distribuição para as regionais de Saúde começa nesta quinta-feira (25).
As vacinas são destinadas para aplicação da primeira (D1) e da segunda dose (D2) e continuarão a ser direcionadas a profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes e idosos com mais de 80 anos, conforme especificações do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
É a segunda remessa que chega ao Paraná nesta quarta. Pela manhã outras 102.500 doses da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz chegaram ao Estado. No total, foram 167.300 doses em apenas um dia, totalizando 706.200 entregues ao Estado desde o começo da imunização.
A secretaria estadual da Saúde está preparando a logística de distribuição das vacinas dos dois laboratórios para as 22 Regionais de Saúde.
“É uma operação que envolve várias equipes profissionais. Pretendemos atingir o mesmo resultado dos envios anteriores, lembrando que na primeira entrega de doses da Coronavac o Paraná foi destaque nacional, com a entrega da vacina em todos os municípios em menos de 28 horas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Trata-se de uma grande força-tarefa”.