Proerd entregou certificados para alunos de Rancho Alegre D’oeste
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Manoel Medina Martins, de Rancho Alegre D’Oeste, participaram na noite dessa quarta-feira, 15, da formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O Proerd teve total apoio do prefeito Everton Cássio Zanuto, por meio da Secretaria de Educação, da Copacol e Polícia Militar.
A solenidade ocorreu no Centro Cultural e contou também com a presença do Tenente-coronel Adilar Marcelo de Lima, do prefeito Cássio Zanuto, o policial instrutor do Proerd Cleberson Pereira da Silva e a professora Beatriz Pereira Bernal. Representando o comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitaria e Proerd o soldado Rhay Patrick Farias Cruz e representando o Comando da 2ª Companhia de Policia Militar de Goioerê, o 1º Sargento Valdinei Ferreira e também a instrutora do Proerd região de Campo Mourão, Quezia Catarino de Oliveira
Representando a Copacol que é uma grande e importante parceira nesse projeto, estiveram presentes a Coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, a Assessora de Cooperativismo Elizete Lunelli Dal Molin, representando a Copacol Unidade Goioerê, Fernanda de Souza Bessani Jordão. Representando o Núcleo Regional de Ensino, Jucilene Santana Peruci, responsável técnica da pasta.
Representando o Legislativo Municipal, o Presidente da Câmara, Antônio Amaro Alves. Também estiveram presentes o vereador Augusto de Souza Campos e as vereadoras, Valéria Minervino e Cássia mercúrio.
O Prefeito Cássio Zanuto agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho realizado pelos policiais militares, voluntários, bem como todos os envolvidos no projeto, destacando em especial, a parceria com a Copacol. “Importante todo trabalhado que a Educação de Rancho Alegre D’oeste vem fazendo com as nossas crianças, agradeço a todos envolvidos e parabenizo pais, professoras, policiais militares, Copacol, nossa importante parceira e em especial, nossas crianças, esperamos em Deus que todos tenham um futuro brilhante e vindouro pela frente e que esse aprendizado os acompanhe pelo resto da vida”, disse o prefeito Cássio Zanuto.
O presidente da Câmara Toninho Amaro, assim como a Secretaria de Educação, Beatriz Bernal, também destacaram a importância do Proerd e todo trabalho realizado por todos os envolvidos. Na formatura, foram premiados os alunos que se destacaram com as redações produzidas em sala de aula. Foram premiados os alunos do 5 ° ano, entre eles, Heitor Tomazi, Julia Barbosa Ferreira, Daiana Ribeiro e José Miguel Tavares.
Como surgiu o Proerd – Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.