Nessa segunda-feira, 06, a Prefeitura de Juranda deu mais um importante passo para o grande projeto que elevará a cidade a um nível de reconhecimento nacional e internacional. Já interposta na Rota do Milagre no estado do Paraná, o município poderá e deverá ir muito mais além – Além do Milagre.
O projeto que já vem sendo preparado a alguns anos, começa a sair do papel e também do coração daqueles que viveram a maior experiência divina já acontecida naquele município.
Tudo aconteceu no dia 03 de março de 2013, o que seria mais um dia comum na vida de uma família, se tornou em algo que ninguém poderia imaginar, o menino Lucas de apenas 5 anos, ao brincar com a irmã, caiu da janela do apartamento dos avós (na altura sem gradeamento) e sofreu uma grave lesão cerebral.
Os pais, ao verem o filho hospitalizado e em coma, recorreram às Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo em Campo Mourão (69 km de Juranda), que reuniram-se em oração pelo menino Lucas pedindo a intercessão dos Pastorinhos de Fátima, também crianças.
A partir daí começou uma verdadeira luta pela vida de Lucas, orações incessantes de católicos, evangélicos e de todos aqueles que professavam alguma fé, se voltaram para ajudar a restabelecer a saúde do garoto que chegou praticamente sem vida a Santa Casa de Campo Mourão.
O Milagre – O Lucas, desenganado pelos médicos, recuperou-se acordando do coma e perguntando pela irmã.
A cura que já era considerada um milagre pela comunidade local seguiu um longo e criterioso processo de canonização, onde um tribunal eclesial foi montado para que as testemunhas fossem ouvidas e o relatório encaminhado para o Vaticano.
Juranda: a cidade do Milagre – Com o milagre recebido pelo Lucas, em pouco tempo, Juranda foi se tornando conhecida no Brasil e no mundo católico. A realização das festividades em honra aos Santos Pastorinhos acontece todos os dias 20 de cada mês.
Além do Milagre – Nos últimos anos, mais precisamente em 2017, quando a Santa Sé reconheceu a grande benção atribuída ao Lucas através da intercessão dos Pastorinhos, o Papa Francisco canonizou os Pastorinhos na mesma data em que se comemorava o centenário das aparições em Fátima, e assim Francisco e Jacinta tornaram-se as primeiras crianças santas não martirizadas.
Juranda vira notícia – O município passou então a receber atenção especial por parte da comunidade cristã, buscando compreender melhor o milagre e como tudo aconteceu.
A prefeita Leila Amadei deu inicio então a um mega projeto que relata passo a passo como tudo aconteceu, e após inúmeras reuniões, o projeto que já está em andamento, vem ganhando a cada dia, o apoio popular de que tanto necessita para fazer com que Juranda entre de vez para a Rota Internacional do Milagre. Além, também, de toda permissão das autoridades eclesiásticas para realização do projeto, assim como, a participação da família do menino Lucas em toda reconstrução da história.
Dia importante – Ao receber inúmeras pessoas da comunidade nessa segunda-feira, na Casa da Cultura, a prefeita apresentou detalhadamente como tudo será feito, e que, ao apresentar o milagre aos fiéis, também mostrou que o município de Juranda é dotado de grandes riquezas naturais e irá compartilhar, além do turismo religioso, o ecoturismo, abrindo assim, inúmeras oportunidades para que empreendedores possam investir no município, gerando emprego e renda a diversas famílias.
Pelo interesse crescente, o milagre recebido pelo menino Lucas, está impulsionando o turismo, e para que essa atividade ocorra de forma organizada e contribua para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Juranda, o Município está desenvolvendo o projeto “Juranda além do Milagre”, explicou a prefeita.
“Que o milagre do Lucas, além do fortalecimento da fé e da esperança nas pessoas, possa trazer profundas mudanças e transformações para muitos, criando oportunidades e melhorando a situação socioeconômicas do município, gerando consequentemente melhor qualidade de vida das pessoas”, pontuou Leila.
Segundo a prefeita, o projeto de turismo religioso e rural que está sendo implantado será constituído de 4 etapas:
1- Marco Zero. É o monumento referencial da história do milagre. Ele marca o local do acidente. Está próximo ao prédio de onde Lucas caiu pela janela a 6,5 metros de altura. Simboliza a vitória da vida sobre as intempéries e a própria morte, o triunfo da fé e da esperança sobre a agonia e o desespero. Eterniza a alegria de quem confiou e recebeu o milagre como presente de Deus.
2- O Milagre de Juranda – Exposição Documental. Ambiente construído no Centro Cultural, que por meio de painéis informativos, com textos, gravuras e fotografias, relata a história do milagre que levou a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Será uma exposição documental permanente.
3- Memorial do Milagre – Projeto inovador, dotado de recursos tecnológicos, e fará com que o visitante seja levado, a partir do milagre do menino Lucas, a uma experiência sensorial inusitada e surpreendente, a refletir sobre os milagres na sua própria vida. O memorial será construído e inaugurado na praça central, Praça Henrique Szafermann, até o final de 2023.
4- Parque Temático do Milagre – Um grandioso projeto que será construído às margens da BR 369, constituído por ambientes de encontro do turismo e do conhecimento, da arte, da cultura, e da devoção.
A prefeita ressalta que o projeto, irá alavancar o desenvolvimento socioeconômico de Juranda e da região, pois contará com espaços gourmet, espaços para manifestações culturais e artísticas, centro de eventos, e espaços de comercialização de artesanatos e de produtos da agricultura familiar. Haverá também um centro de informação turística de Juranda, região e do Paraná, além de área de descanso e conectividade. Os peregrinos, viajantes e turistas terão no parque conforto segurança e comodidade.
“A história de Lucas já foi muito além dos limites de Juranda, é conhecida no mundo todo, e onde é divulgada, com certeza fortalece a fé e a esperança de muitas pessoas. Que o milagre do Lucas, além do fortalecimento da fé e da esperança nas pessoas, possa trazer profundas mudanças e transformações para muitos, criando oportunidades e melhorando a situação socioeconômicas do município, gerando consequentemente melhor qualidade de vida das pessoas”, finalizou Leila.